quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Porquê meditar?



Para nós, meditar é reflectir sobre algo, mas no Oriente, meditar é algo bem diferente. É entrar num estado de consciência onde se torna mais fácil compreendermo-nos a nós mesmos.
Segundo Nisargadatta Maharaj, um mestre indiano, o objetivo primário da meditação é que nos tornemos conscientes e que nos familiarizemos com a nossa vida interior, o objetivo final é alcançar a fonte da vida e da consciência.
Meditar não é nada mais do que aquietar os turbilhões de pensamentos, serenar a mente para que possamos reconhecer com clareza a nossa essência.
A continuidade da busca do relaxamento, é que vai determinar os seus benefícios: aumentar a capacidade de concentração, diminuir o stress, equilibrar o complexo mente/corpo, aumentar a auto-estima... Outras vantagens que devem ser destacadas são: a melhora do sistema imunológico, e da memória, além do fortalecimento das conexões entre os neurônios. A meditação diária possibilita o treinamento da mente para conseguir novos objectivos e trazer consciência do poder pessoal .

Como meditar:
  1. Escolha um lugar sereno onde possa sentar-se de maneira confortável e com a coluna direita. Pode ser numa cadeira ou no chão com as pernas cruzadas. Sentar-se sobre uma pequena almofada ajuda a manter as costas direitas. Use roupas que não apertem nem incomodem.
  2. Acender um incenso ou colocar uma música bem suave pode ajudar a criar um clima de tranquilidade no início. Depois de algum tempo, pode ser que prefira dispensá-los.
  3. Evite meditar quando estiver com sono ou muito cansado. Uma boa altura para meditar é pela manhã, quando estamos mais tranquilos e descansados. Porém, isso depende de pessoa para pessoa.
  4. Comece com dez minutos diários.
  5. Não se mova durante esse tempo.
  6. A atenção deve estar voltada para o objecto da meditação (a respiração, um símbolo, etc.) sem que isso necessite de grandes esforços.
  7. Não há problema se existir uma série de coisas a passar pela cabeça, se tiver vontade de chorar ou de rir. Apenas continue sentado e, sempre que possível, volte a sua atenção para o objecto sobre o qual está a meditar.


Sem comentários: