domingo, 30 de agosto de 2009

Simbolos religiosos

A cruz é bem conhecida por todos nós, como sendo um simbolo do Cristianismo, representando a Santíssima Trindade: a extremidade superior representa Deus (o Pai) no Céu, a extremidade inferior representa Jesus Cristo (o Filho) na Terra e as duas extremidades horizontais representam o Espírito Santo. O símbolo usado pelo Cristianismo primitivo era o Peixe.
A estrela, chamada de "O Selo de Salomão" é o maior símbolo do Judaísmo e representa os elementos água, fogo, terra e ar.
O OM é o símbolo do Hinduísmo, e o seu principal mantra. Assim como muitos outros mantras, este também está presente no Budismo e no Jainismo e representa o conjunto formado pelas três principais divindades hindus: Brahma, o Criador do universo; Vishnu, o Reformador do universo; e Shiva, o Destruidor (ou Transformador) do universo.
A lua crescente com uma estrela, é um simbolo islâmico, para alguns simboliza o poder para transportar através do cosmos. Entre os muçulmanos, o Hilal, ou "lua crescente", remete ao calendário lunar, regente de suas vidas religiosas e seus principais rituais.
A Cruz gamada é um símbolo místico encontrado em muitas culturas em tempos diferentes, dos índios Hopi aos Astecas, dos Celtas aos Budistas, dos Gregos aos Hindus, na China, a suástica é o sinal do número dez mil, é a totalidade dos seres e da manifestação. É também a forma primitiva do carácter fang, que indica as quatro direcções do espaço. Os maçons obedecem estritamente o simbolismo cosmográfico, considerando o centro da suástica como a estrela polar e as quatro gamas que a constituem como as quatro posições cardeais da Ursa Maior.
O Yin-Yang é o símbolo do Taoísmo, um círculo dividido ao meio por uma linha ondulada; metade negro (yin) metade branco (yang). Cada metade tem também um pequeno círculo da cor oposta, ou seja, a metade branca tem um círculo negro e a negra tem um círculo branco. Esse símbolo representa o equilíbrio das forças positivas e negativas do universo: a metade negra representa o negativo, o escuro, a noturno e o feminino e a metade branca representa o suave, o iluminado, o diurno e o masculino. O círculo menor representa a presença de cada um no outro.
A seguir encontra-se o principal símbolo do Siquismo que é o Khanda. Este é a fusão de quatro armas, cada uma com seu significado: no centro uma espada de dois gumes (chamada Khanda, de onde surgiu o nome do símbolo) que simboliza a criatividade e o poder divino; ao redor do Khanda está o Chakkar, arma com forma circular que representa a perfeição de Deus; e duas espadas chamadas de Kirpans em torno do Khanda e do Chakkar: a espada esquerda representa o pin (o poder espiritual) e a espada direita o min (o poder temporal).
A Flor-de-Lótus é o principal símbolo da religião indiana Ayyavazhi, simboliza os chakras, a expansão espiritual, a pureza, etc.
Por fim, a Triluna que é um simbolo Wicca, que simboliza o sagrado, a Deusa Tripla com as suas três faces: Virgem, Mãe e Anciã. É utilizada em invocações à Grande Mãe e a todas as deidades lunares.

2 comentários:

Lizzie disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
natinha disse...

Adorei o post! Me ajudou um monte, pois eu não conseguia achar em lugar nenhum o nome do ultimo simbolo! obrigada mesmo, bjss!