quarta-feira, 2 de julho de 2014

Aumentar a Auto-Estima



     Características das pessoas com alta auto-estima (Campos e Muños, 1992):
  •  Sabem que podem fazer bem as coisas e que podem melhorar.
  •  Sentem-se bem consigo mesmas.
  •  Expressam sua opinião.
  •  Não temem falar com outras pessoas.
  •  Sabem identificar e expressar suas emoções a outras pessoas.
  •  Participam das atividades que se desenvolvem no seu meio de trabalho, estudo ou familiar.
  •  Valorizam-se por si mesmas nas situações da vida.
  •  Gostam dos desafios e não os temem.
  •  Tem consideração pelos outros, sentimento de ajuda e estão dispostos a colaborar com as demais pessoas.
  •  São criativas e originais, interessam-se por realizar tarefas desconhecidas, aprendem atividades novas.
  •  Lutam para alcançar o que querem.
  •  Desfrutam as coisas divertidas da vida, tanto da própria como das demais.
  •  Aventuram-se em novas atividades.
  •  São organizados.
  •  Perguntam quando não sabem de algo.
  •  Defende a sua posição diante os demais.
  •  Reconhecem quando se equivocam.
  •  Conhece suas qualidades.
  •  São responsáveis pelas suas ações.
  •  São lideres naturais.

      Características das pessoas com baixa Auto-Estima

  • Ausência de credibilidade em si mesma.
  • Assumem culpas por tudo o que lhes acontece, achando-se vitimas do mundo e que todos estão contra si.
  • Tentam sempre justificar-se e encontrar um culpado para tudo.
  • Baixo rendimento, não acreditam que tem capacidade para conquistar uma boa vida e não agem para evoluir.
  • Não criam objectivos de realização emocional, pessoal e profissional.
  • Ignoram as suas aptidões sociais adequadas para resolver situações de conflito (submissão ou agressividade excessiva)
  • Não têm iniciativa para actividades de realização pessoal e profissional, sempre com a desculpa da falta de tempo.
  • Medo de não serem aprovadas social e profissionalmente, não tem consciência do seu valor.
  • Vêem-se através dos olhos dos outros, quando lhes dizem “és boa pessoa” ficam felizes e quando a chamam de “incompetente, sentem-se miseráveis.
  • Muitas vezes pessoas muito qualificadas e competentes não conseguem a realização pessoal e profissional  por não terem consciência do seu valor e não terem força interior para se apresentarem adequadamente e assim saber passar com objectividade as suas competências e habilidades.
  • Nos relacionamentos é muito comum a submissão ou então a manipulação como uma forma de manifestação da baixa auto-estima.



Dicas para ter uma boa Auto-estima
  • Utilize sempre respostas positivas e afirmações para fazer notar e fazer com que sinta que vale muito. Cada pessoa em particular tem um valor incalculável, algo que não se pode comprar ou pagar com nenhuma quantidade de dinheiro, você deve ser consciente de que vale muito mais que isso.
  • Jamais se compare com outras pessoas, nem se sinta inferior a ninguém, você vale pelo que você é e como é, não por ser como é fulano ou por parecer com sicrano.
  • É muito fácil confundir a autoestima com a arrogância, que é o que sente as pessoas que se acham superiores aos demais.
  • Procurar propor metas com a total certeza que conseguirá alcançá-la, você tem que estar completamente convencido(a) da capacidade que tem para conseguir o que se propôs.
  • Tente reconhecer tanto as suas fortalezas quanto as suas debilidades, não tema em pedir ajuda se suas feridas precisarem, é forte quem sabe reconhecer que não pode fazer alguma coisa sozinho e que às vezes necessita um pouco de ajuda para conseguir um propósito.
  • O otimismo faz com que tudo fique muito mais simples do que na realidade é, por isso as pessoas otimistas são vencedoras, já que conseguem as suas metas vencendo os obstáculos um por um e pensando sempre positivamente.
  • Não deixe que a inveja e os ciúmes se apropriem de sua vida, esses são dois sentimentos que podem chegar a destruir a sua vida e a de quem o rodeia. Cada pessoa tem uma maneira de ser e sentir, portanto não tem que invejar a vida nem a maneira de ser de quem está a nossa volta.
  • Realize exercícios físicos regularmente, ajudará a ter uma mente saudável.
  • Tente dedicar pelo menos uma hora durante o dia para refletir ou meditar sobre os acontecimentos de sua vida diária, isso é muito útil para ajudar a remediar alguns assuntos.
  • Procure dormir as horas necessárias para ter um bom desempenho e uma vida mais saudável.
  • Assim como se dedica o tempo necessário ao trabalho e aos fazeres do lar, é importante dedicar um pouco do tempo para sair e se divertir de modo saudável. 
  • Não permita que os sentimentos negativos se apropriem de você, evite os ressentimentos, não os guarde, expresse-os e procure curá-los.
  • Tentar manter uma boa relação com as pessoas que estão ao seu redor, seja amável, em poucas palavras trate as pessoas como você gostaria de ser tratado(a).
  • Coma de forma saudável, uma dieta equilibrada é essencial para o bom funcionamento tanto do corpo quanto da mente.
  • Afaste-se das pessoas que tentam fazer você se sentir diminuído(a), certamente não são companhias adequadas.
  • Sempre que tenha oportunidade, a algum lugar onde possa aproveitar a natureza.
  • Sempre que alguma coisa saia bem, reconheça e dê o valor que merece, é importante que você saiba tudo do que é capaz de conseguir.
  • Aprenda a reconhecer os seus erros. Lembre-se que, aprendemos com cada erro e quem comete erros adquire mais experiência. Pode parecer clichê, mas é a pura verdade.
  • Aprenda a amar-se como realmente é, não tente disfarçar os seus sentimentos nem a sua forma de ser.
  • Tente se distanciar do passado, viva o agora, já que o futuro também não conta muito, uma vez que ninguém sabe ao certo o que vai acontecer, portanto não vale a pena se preocupar com isso.
  • Não responsabilize ninguém pelos seus erros, aceite-os e tente remediá-los, é muito mais saudável do que colocar a culpa em alguém que na realidade não tem nada a ver com isso.


Afirmações Positivas para a Auto-estima de Louise L. Hay


  1. Eu atuo da melhor forma possível em todas as situações. 
  2. Escolho sentir.me bem comigo mesmo. Mereço o amor que sinto por mim. 
  3. Sou capaz de me cuidar sozinho. Reconheço e uso meu próprio poder.
  4. Eu respeito-me e  faço-me respeitar.
  5. Não importa o que os outros digam ou façam. O que importa é como escolho reagir e o que escolho acreditar a meu respeito.
  6. Respiro fundo e permito-me relaxar. O Meu corpo inteiro acalma.
  7. Sou amado e aceito exatamente como sou, aqui e agora.
  8. Vejo o mundo pelos olhos do amor e da aceitação. Tudo está bem no meu mundo.
  9. A minha auto-estima é alta porque respeito a pessoa que sou.
  10. Liberto-me de qualquer necessidade de luta ou sofrimento. Mereço tudo o que é bom.
  11. A minha vida fica melhor a cada dia. Anseio pelo que cada novo momento trará.
  12. Eu sei quem sou e não preciso provar meu valor a ninguém.
  13. Hoje, nenhum lugar, pessoa ou coisa pode me irritar ou perturbar. Escolho estar em paz.
  14. Sou um ser radiante, que aproveita a Vida ao máximo.
  15. Sei que sou capaz de encontrar a solução para cada problema que eu possa vir a criar.
  16. A Vida me apoia de todas as maneiras possíveis.
  17. Os meus pensamentos de saúde, otimismo e amor refletem-se nas minhas experiências.
  18. Aceito os outros como são e, em troca, eles aceitam-me.
  19. Sou uma pessoa maravilhosa e me sinto muito bem. Agradeço por minha vida. 
  20. Eu gosto de mim exatamente como sou e não exijo nada de mim para me amar.

Sem comentários: