segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O que é o Reiki? Como surgiu?

O Reiki é uma prática terapêutica segura, suave e não intrusiva, realizada através da colocação das mãos, que utiliza a energia espiritual para tratar males físicos, sem recorrer a pressão, manipulação ou massagem. É aplicada no próprio que a pratica ou nos outros. Todavia, é muito mais, do que uma terapia física. É um sistema holístico para tratar, equilibrar e restaurar a harmonia de todos os aspectos do indivíduo- corpo, mente, emoções e espírito-, e também pode ser utilizado para promover o conhecimento e o crescimento espirituais.

A palavra japonesa Reiki normalmente é traduzida como "energia vital do Universo" ou "energia vital dirigida por Deus" ou ainda " energia espiritual".
Rei é traduzido como "sabedoria e conhecimento de todo o Universo" ou "atmosfera do divino". Significa Inteligência Superior que orienta a criação e o funcionamento do Universo.
Ki é a energia vital que flui através de todas as coisas vivas- plantas, animais e pessoas-, e que está presente de alguma forma em tudo o que existe à nossa volta, mesmo em pedras e objectos inanimados.
Reiki é um sistema terapêutico que tem sido utilizado e ensinado no Ocidente desde o final da década de 1930 e até ao início dos anos 90, a história da descoberta do Reiki era transmitida oralmente de professor para aluno, de uma forma muito tradicional. Esta história conta que Dr. Mikao Usui, um erudito que ensinava num seminário cristão, foi desafiado por um dos seus alunos, que lhe perguntou se acreditava nas histórias da Bíblia sobre as curas de Jesus, e sendo assim, quando é que seriam ensinados a curar.
Conta-se que, ao perceber que não poderia ensinar quaisquer técnicas terapêuticas aos seus alunos, como cavalheiro japonês honrado que era, Usui dedicou o resto da sua vida a descobrir como Jesus e Buda tinham sido capazes de curar. O Dr. Usui terá viajado muito e aprendido outras línguas, de modo a pesquisar as escrituras cristãs e os ensinamentos budistas, incluindo os sutras em japonês e sânscrito.
Finalmente, acabou por ir para um mosteiro budista, onde o aconselharam a meditar para encontrar as respostas que procurava.
Foi então que, no final de um jejum de 21 dias, o Dr. Usui , foi atingido por uma grande luz. Ele viu os símbolos sagrados que tinha descoberto no início da sua pesquisa e adquiriu um conhecimento profundo acerca deles, recebendo capacitação espiritual e atingindo a iluminação. No final, apesar das sua fraqueza depois do longo jejum, ele foi capaz de correr pela montanha abaixo. Mas, com a pressa magoou-se no dedo do pé, ao dobrar-se  para agarrar no dedo, viu que tinha parado de sangrar e, que a dor desaparecera e estava curado.
A história relata que passou muitos anos no Japão, a tratar pessoas, antes de transmitir o seu conhecimento e os seus ensinamentos ao Dr. Chujiro Hayashi, um comandante naval. Depois da morte do Dr. Usui , conta-se que Hayashi abriu uma clinica de Reiki. Em 1935, uma jovem mulher do Havai, chamada Hawayo Takata, que estava no Japão em visita a parentes, foi à clínica para tratar uma doença grave. Ela ficou tão impressionada com o seu tratamento, que implorou para aprender Reiki, até que Hayashi acabou por ensiná-la.
Takata viveu com a sua família e trabalhou na clínica de Hayashi sem receber pagamento, em troca de privilégio de poder aprender o 1º e 2º níveis do sistema terapêutico. Ela regressou ao Havai em 1937 e abriu uma clínica de Reiki no Ocidente. Hayashi transmitiu-lhe os ensinamentos do último nível de Reiki em 1938. Takata contou que todos os alunos de Hayashi no Japão foram mortos na Segunda Guerra Mundial, pelo que ela era a única professora de Reiki viva.
A Sra Takata fundou um sistema de ensino de Reiki que permanece até hoje, embora vários Mestres tenham introduzido diversas modalidades nos últimos 20 anos. Takata ensinou o sistema em 3 níveis e utilizava a cerimónia de capacitação espiritual que Hayashi lhe tinha ensinado, a que ela chamava de iniciação, para transferir a capacidade de tratar para os seus alunos. Também ensinou os 4 símbolos sagrados.
Os tratamentos de Reiki eram realizados através de uma série de 12 posições básicas das mãos, cada mantida durante 5 minutos, e Takata encorajava os seus alunos a tratarem-se a eles próprios com Reiki todos os dias. Além disso, Takada pretendia que a dádiva incrível que é o Reiki fosse valorizada, cobrando propina altas pelo curso- 150 doláres pelo 1º nível, 1.500 pelo 2º e 10000 dólares pelo 3º nível. 
Até 1988, seguindo a tradição que a sua avó Takata havia começado, apenas Phyllis Furmoto, enquanto Grande Mestre, podia treinar outros Mestres. Contudo, nesse ano, durante uma renião em Friedricksburg, Furumoto anunciou que qualquer Mestre devidamente habilitado podia ensinar outros Mestres. Foi esta importante decisão que abriu o Reiki no Ocidente às mudanças inevitáveis resultantes da expansão.
Mas no inicio da década de 1990, o número de Mestres e Praticantes tinha crescido bastante, e um número crescente de Mestres afastou-se do sistema acordado pela Reiki Alliance, decidindo trabalhar autonomamente e mudando a forma como o Reiki era ensinado. Começaram a surgir livros e manuais sobre Reiki, utilizavam-se posições de mãos novas, foram acrescentados símbolos, e o período de tempo entre níveis foi encurtado, pelo que, por vezes, os níveis 1 e 2 eram ensinados em dois dias consecutivos.
A forma como o nível de mestrado era ensinado também mudou consideravelmente. Em vez de um sistema de aprendizagem em que um ou dois estagiários trabalhavam ao lado de um Mestre experiente durante um ano ou mais, o Terceiro nível de Reiki começou a ser ministrado em cursos dirigidos a grupos grandes, em apenas alguns dias. Além disso, os alunos foram autorizados a progredir muito rapidamente pelos três níveis, frequentemente ao longo de um ano e, por vezes, no decorrer de apenas alguns meses e mesmo semanas, tendo este facto contribuído para uma grande expansão do Reiki.

Fonte: "Reiki para a Vida" Manual Completo de Prática de Reiki Níveis 1, 2 e 3. de Penelope Quest

Sem comentários: