quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Ferradura

"A tradição diz que a ferradura deve ser colocada no alto da porta, com as pontas viradas para cima, caso contrário a sorte desaparece"

Existem registos de que a ferradura já era considerada um amuleto poderoso na Grécia Antiga. Por um lado, era feita de ferro, elemento que acreditavam ter poderes para proteger de todo o mal e, por outro, o seu formato lembrava a lua crescente, símbolo de fertilidade e prosperidade.
Encontram-se imitações de ferraduras em todo o Mundo, em pulseiras, porta-chaves, decorações, veículos automóveis. Em zonas rurais, vêem-se ainda ferraduras verdadeiras pregadas nas portas, nas paredes exteriores, por cima das entradas dos estábulos.
Na origem desta superstição está a qualidade protectora da ferradura enquanto objecto que resguardava as patas dos cavalos. A magia inerente a este símbolo estava no facto de, ao ser colocada na pata do cavalo e pregada, não magoar o animal. Também o uso frequente de sete pregos ajudava a torná-la ainda mais mágica, uma vez que o algarismo sete era um número de sorte.

Sem comentários: