sexta-feira, 17 de abril de 2009

Reencarnação

Para cada pessoa a reencarnação tem significado diferentes, pode ser uma teoria, uma filosofia, uma crença e uma forma de vida.
A reencarnação dá-nos o modelo de conduta e da vida, baseado na responsabilidade pessoal.
Significa o regresso ao corpo físico, é a crença de que a alma após a morte, deixa o corpo para se preparar para regressar à vida, com outra forma física. As circunstâncias desse regresso são determinadas pelo crescimento e progresso alcançados em vidas anteriores.
Uma encarnação é um período da existência no interior de um corpo. É apenas a metade de um ciclo de desenvolvimento, em que o tempo entre o momento de concepção e a transição física a que se chama morte, corresponde a metade desse período, sendo chamado de fase terrena ou física. A segunda metade vai desde a morte até ao renascimento e é chamado de tempo cósmico ou intervalo espiritual.
Este período permite à alma recuperar, reavaliar e assimilar as experiências da vida anterior, ao mesmo tempo que se prepara para a próxima vida. Esta separação de um ciclo de desenvolvimento pode ser simbolizada pelo simbolo oriental yin-yang.


A zona escura simboliza o nosso tempo físico e a zona clara o tempo fora do corpo físico. O círculo branco dentro da zona escura representa a alma inserida na vida física e o círculo preto dentro da zona branca são as circunstâncias da vida física que se acrescentam ao nosso desenvolvimento espiritual e anímico que assimilamos durante o intervalo espiritual. A linha ondulada que separa as duas fases pode simbolizar o movimento contínuo da vida após morte, do espiritual para o físico e do físico para o espiritual. Como se trata de um círculo, nunca termina, o nosso crescimento não termina.

(Esta é só uma das múltiplas interpretações do símbolo yin-yan, neste caso, direccionada para a reencarnação)

Em consequência daquilo que a alma necessita aprender e em virtude do que foi realizado no passado, nós escolhemos os pais e o envolvimento que nos pode dar essa predisposição. Mas, no corpo físico nada é predestinado, a alma escolhe as circunstâncias que espera que lhe proporcionem crescimento e desenvolvimento, mas nem todos os elementos são controláveis. Assim, devemos compreender que a nossa personalidade actual é uma síntese de todas as personalidades que tivemos e desenvolvemos em todas as vidas,mas nós temos livre arbítrio e podemos modificar algumas dessas coisas predistinadas.

2 comentários:

Lizzie disse...

A reencarnação só pode acontecer para um corpo humano?
Ou é possível reencarnar de outras formas?

Maria, esta tua sabedoria sobre estas matérias fascina-me.
Não te sabia tão envolvida nestas áreas!

E venho cá dizer-te aqui porque pronto, não me respondes no msn :p

Bjinhos*

Unknown disse...

O espiritismo esclarece que os espíritos estão em
evolução constante e a vida animal é um estágio de evolução muito
inferior ao humano. Como não há retrocesso na escala evolutiva, não há
possibilidade de ocorrer esse tipo de reencarnação, ainda mais do
nivel humano (que já possui inteligência) para o animalesco.
Entretanto, existe também um espírito em cada vida animal, que também
está em evolucão e que atingirá o estado humano.

Esclarecida? desculpe la n responder no msn sim? lolol
bjos