terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Olho de Bói


 
O olho de bói, é uma semente da planta, denominada popularmente de  "co-oronha",“queima queima”,”pó-de-mico” e “feijão do mar”.
É usado para afastar o mau olhado. Normalmente é colocado atrás da porta de entrada da casa dentro de um copo com água, esta semente absorve "energias negativas" de pessoas que passam pela casa e deixam "maus-olhados".
 

Caça Sonhos




Os Caçadores de sonhos, são um amuleto da cultura indígena ojibwa (ou chippewa), que consiste  num aro construído com uma vara de salgueiro-chorão, no qual pendurados vários fios, formando uma teia de aranha, propositadamente irregular na sua forma, segurando algumas  penas e/ou outros pequenos objetos de significância pessoal especial.
Segundo a lenda, antigamente havia duas tribos em guerra. A raiva e o rancor gerou energias desarmônicas, que faziam com que as crianças tivessem pesadelos. A grande mãe búfala desceu à terra e pediu ao xamã da aldeia que fizesse um aro com um galho de salgueiro-chorão e deixasse uma aranha fazer uma teia dentro dele. O xamã obedeceu e pendurou o filtro no teto da cabana em que as crianças dormiam. As energias desarmônicas ficavam perdidas na teia e consequentemente presas, enquanto as boas energias sabiam para onde ir, passando pelo furo central. Aos primeiros raios de sol, as energias dissipavam-se.
O Filtro de sonhos era então ornamentado com outras peças e objectos de valor simbólico como penas de aves, pedras semi-preciosas, conchas, ervas ou ossos. Cada parte do caçador de sonhos, bem como os materiais empregues na sua construção, eram cuidadosamente escolhidos pelas suas atribuições mágicas e simbologia. As peles de animais e as penas, por exemplo, eram consideradas dádivas dos respectivos animais de poder, transportando consigo determinados dons que deveriam ser passados às crianças.
Sendo um amuleto que se destina a afastar os sonhos maus ou pesadelos, destina-se sobretudo às crianças e jovens, sem embargo de ser utilizado por adultos que sofrem de mau dormir e que costumam ter pesadelos.
Geralmente são colocados onde a luz bate pela manhã, em frente à janela. Os nativos ensinam-nos que os sonhos passam pelo furo, no centro e os maus sonhos ficam presos na teia e dissipam-se à luz do amanhecer.
O caça sonhos é também uma Mandala. Segundo Jung, a mandala encontra-se na própria alma humana, aparecendo nos sonhos e em diversas imagens criadas pelo nosso inconsciente. O Círculo representa, o Círculo da Vida, a totalidade. É o símbolo do Sol, do Céu e da Eternidade. No simbolismo ancestral,  representa o espaço infinito, sem começo e sem fim. Qualquer que seja a representação simbólica em qualquer era e em qualquer cultura, um Círculo de Poder, serve como um espelho, onde podemos ver o reflexo do Universo, que contém a totalidade, trabalhando para o entendimento dos mistérios da vida, do cosmos, e das leis naturais.