segunda-feira, 15 de março de 2010

7 Cristais terapêuticos

Porquê 7 cristais? Porque existem 7 centros de cura principais no corpo- os chakras, que podem ser equilibrados com a ajuda destes cristais.
Existem vários cristais que podem ajudar-nos na cura emocional, física e espiritual. Dentro dos vários tipos de cristais existem 7 que podem trabalhar especificamente os 7 chakras principais.
  • Quartzo hialino: pedra transparente que reflecte a luz
  • Ametista: pedra brilhante de cor púrpura
  • Sodalite: predra azul, opaca
  • Aventurina: pedra verde clara, com pequenas manchas de verde escuro
  • Olho-de-tigre: pedra de cor amarelada e em camadas
  • Cornalina: pedra de cor laranja- quente
  • Jaspe vermelho: pedra de cor vermelho tijolo

O quartzo hialino é usado para limpar o campo energético em volta do corpo e libertá-lo da negatividade. Estimula o sistema imunitário e fortalece o sistema nervoso; quando usado como pingente, pode ajudar a proteger-se da poluição e da energia negativa do ambiente. O uso deste cristal permite ampliar e expandir a mente para níveis mais elevados de consciência espiritual. Está ligado ao chakra da coroa que se situa no alto da cabeça.

A ametista intensifica a expansão espiritual. Pode aliviar dores de cabeça, enxaquecas e sensações de sobrecarga mental, ajuda a manter uma sensação de paz interior. Está ligado ao chakra do terceiro olho.

A sodalite fortalece a garganta, a voz e as cordas vocais. É benéfica quando colocada debaixo da almofada, pois acelera o processo de cura de doenças como constipações e gripes. Ajuda a libertar a mente de sentimentos de cólera, conflito, ressentimento ou frustação. Encontra-se ligado ao chakra da garganta.

A aventurina acalma o coração e promove uma circulação saudável, fornecendo uma sensação de vitalidade física e emocional a todo o corpo. A aventurina cria estimulos para o crescimento e força para novos começos de vida, devido à sua capacidade para regenerar a energia física. Pode trabalhar o chakra do coração.

O olho-de-tigre acalma o stress e a tensão no abdómen, atenuando sentimentos de medo ou de "frio" no estômago, o que a torna útil em situações de tensão. É um bom cristal para o plexo solar.

A cornalina é vista como uma pedra tranquilizadora, atenua sintomas de stress físico, ansiedade ou medo, Acelera a cura após traumas físicos, acidentes ou lesões corporais. Activa a circulação fortalece o coração, ajudando o individuo a fazer escolhas acertadas. Promove coragem face aos desafios. É usada no chakra sacro.

O jaspe vermelho tem um efeito protector muito forte em relação à aura. Promove o gosto pela vida e o entusiasmo para avançar. É usada o chakra sacro.

Tratamento de cura completo: usam-se os 7 cristais terapêuticos, que devem estar devidamente limpos com água. A pessoa deve estar deitada confortavelmente e os cristais devem ser dispostos da seguinte forma- o quartzo hialino acima do centro da cabeça, a ametista na testa, a sodalite sobre a concavidade da garganta, a aventurina no centro do toráx, o olho-de-tigre abaixo da caixa toráxica, a cornalina abaixo do umbigo e o jaspe vermelho entre os pés. A pessoa deve relaxar durante cerca de 15 minutos, e no fim deve beber água para ajudar a libertar quaisquer tóxinas físicas ou energéticas.

Estes são só alguns critais recomendados, mas cada chakra pode ser equilibrado com outros, tal como ja foi dito noutro post. Fica ao critério de cada um, escolher o cristal que mais lhe agrada, porque esse será concerteza o que lhe fará melhor, pois será o "seu cristal"!

domingo, 7 de março de 2010

Borboletas


A borboleta é um antigo símbolo de imortalidade, da qual o ciclo de vida proporciona a analogia perfeita: a vida ( lagarta), a morte (crisálida) e o renascimento (a alma a flutuar em liberdade).
Nas tradições antigas, este insecto simbolizava a alma e a atração inconsciente exercida pela luz (o espírito). Também na psicanálise a borboleta é interpretada como símbolo de renascimento, por causa do seu processo de metamorfose característico.
Aparecem com esse significado em túmulos cristãos, e Cristo é às vezes retratado a segurar a borboleta da ressurreição.
As borboletas prenunciam acontecimentos alegres, ao contrário das mariposas, quase sempre negras e noturnas, que noticiam a infelicidade. No imaginário humano, porém, ambas estão relacionadas à alma.
A principal mensagem simbólica da Borboleta é:
Criar, transformar, mudar e ter coragem de aceitar!