terça-feira, 28 de julho de 2009

Luz

Luz Branca: invoca os anjos que estão à nossa volta para que nos rodeiem sem interrupção.
Luz Rosa: é a luz que devemos invocar se estivermos com uma pessoa negativa, obececada como os seus problemas. A luz rosa envia para o exterior energia amorosa, dirigida a qualquer um que fale connosco e simultaneamente, envia energia amorosa para o interior de nós próprios.
Luz verde esmeralda: sempre que quisermos curar qualquer desiquilibrio físico de nosso corpo devemos rodear-nos desta cor. O corpo absorve esta luz onde quer que precise de energia de cura.
Luz violeta: Repele quaisquer energia e entidades de vibração inferior. Ao imaginarmo-nos rodeados por esta luz iremos aumentar a nossa frequência espiritual, permitindo o contacto como o nível mais elevado de protecção divina.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Kundalini - yoga

Qualquer posição firme e confortável é uma Asana. Uma asana tem como objectivo estimular a consciência de glândulas, orgãos e acalmar a mente para a meditação. As asanas normalmente aplicam uma certa pressão nos nervos ou pontos de acunpultura provocando certos efeitos no cérebro e no corpo.

Lotus (Padmasana):

Postura de Pedra (Vajrasana):



Mudras de Kundalini yoga


Guyan Mudra: Estimula o conhecimento e a habilidade. O dedo indicador simboliza Júpiter e o polegar representa o Ego. Guyan Mudra concede receptividade e calma.


Guyan Mudra activo: Concede conhecimento ativo.




Shuni Mudra: A ponta do dedo do meio (simbolizado por Saturno) toca a ponta do polegar, concedendo paciência.

Surya ou Ravi Mudra: A ponta do dedo anelar (simbolizado por Urano ou o Sol) toca a ponta do polegar, dando energia, saúde e intuição.



Mudra da Oração: Equilibra o yin e o yang.


Fechadura do Urso: Palma esquerda para fora do corpo com o polegar para baixo e palma direita voltada para o corpo com polegar para cima e os dedos dobrados e encaixados para estimular o coração e intensificar a concentração.


Kundalini

Na base da coluna está localizada uma poderosa fonte de energia, conhecida como Muladhara Chakra de onde partem três canais - os Naadis que sobem pela coluna até atingir o cérebro. O Naadi do meio é o Sushumna onde em cada um de seus lados estão o Ida e o Pingla. Nos Chakras localizados ao longo da coluna, juntam-se esses três Naadis, dividindo-se em três canais à medida que sobem.
A palavra sânscrita Kundalini significa "serpentina". A Kundalini serpentina é a energia feminina que existe em forma latente. Não só em todos os seres humanos assim como em cada átomo do universo.
Kundalini é o poder do desejo puro dentro de nós, é a energia da nossa alma, da nossa consciência, é a nossa emanação do infinito, a energia do cosmos dentro de cada um de nós. É como uma serpente enroscada adormecida na base de nossa coluna. Uma energia adormecida dentro de nós que se desperta, expandindo a nossa consciência, uma potencialidade de que todos nós somos capazes.
O fluxo da Kundalini é libertado a partir do Chakra do umbigo, subindo até o chakra da coroa acima do topo da cabeça, é aí que a energia começa a descer passando pelos chakras até a base da coluna. Depois de alcançar o chakra raíz, volta para o centro do umbigo.
A ascensão da energia é o caminho para a libertação, a sua descida é o caminho da manifestação. Os chakras abrem-se nessa descida e assim que isso acontece, a nossa essência é consolidada no nosso carácter, os nossos dons são integrados nos nossos comportamentos e acções.
A manifestação são as "vibrações" que é uma tradução aproximada do termo sânscrito Chaitanya. Chaitanya é a força integrada de nosso ser fisiológico, mental, emocional e religioso.
A iluminação, ou auto-realização é conquistada quando o ciclo de ascenção e descida, se completa, este é o primeiro encontro com a realidade.
É possivel activar esta energia por meio de práticas de yoga, meditação, respiração... Esta energia, uma vez activada, será sentida como uma vibração no corpo juntamente com uma forte sensação de impulso, descarga ou de um fluxo constante na coluna, ou ainda, um movimento serpentino espiral lento. O despertar da Kundalini proclama um período de grandes mudanças na vida de uma pessoa.
Este processo varia de pessoa para pessoa. Em alguns ocorrem mais sintomas físicos intensos enquanto que noutros ocorrem sintomas emocionais ou psicológicos. Como se uma nova energia surgisse no seu sistema energético, com todos os seus problemas físicos e psicológicos não resolvidos, e os colocasse em evidência para serem resolvidos e libertados.