sábado, 28 de março de 2009

Namasté

Parar para respirar, sentir...

sexta-feira, 6 de março de 2009

Karuna Reiki


Karuna é uma palavra sânscrita muito usada no hinduísmo e no budismo, que significa compaixão, ou "acção compassiva".
Karuna é uma terapia energética descendente do Reiki, indicada especialmente no tratamento dos corpos supra-físicos: etérico, emocional, mental e espiritual. É a cura da Alma!
Na literatura budista, o sentimento de 'karuna' é uma qualidade determinada que move os seres iluminados a amenizarem o sofrimento na Terra. Esses seres, na tentativa de auxiliarem o processo de reencarnação individual, enviam uma quantidade ilimitada de energia curativa aos seres encarnados de forma a ajudar os ciclos de vida e limitação kármica.
Sogyal Rinpoche (escritor tibetano),define o sentimento de compaixão da seguinte forma:
"Não é apenas um sentimento de simpatia ou de cuidados pela pessoa que sofre, não se trata apenas de um calor do coração para com uma pessoa que se vos depara, ou de um reconhecimento, nítido e claro, das suas necessidades e sofrimentos, mas também uma determinação, prática e sustida, de fazer tudo o que for possível e necessário para aliviar o sofrimento dos outros".
O Karuna Reiki tem origem no sistema Reiki Usui/Tibetano e foi desenvolvido através da experimentação com novo símbolos e técnicas de sintonização. Ajuda-nos a levar luz às áreas do nosso ser onde guardamos julgamentos, críticas e pensamentos pouco amorosos sobre nós próprios, os outros ou situações mundiais.
Como diria Albert Einstein: "O ser humano é parte do todo, chamado por nós de 'universo', uma parte limitada no tempo e espaço. Faz experiências, tem pensamentos e sentimentos, tem algo separado do resto....... uma especíe de ilusão óptica da consciência. A nossa tarefa tem de ser libertarmo-nos ampliando os nossos círculos de compaixão para abraçar todas as criaturas vivas e toda a natureza na sua beleza." - É este o trabalho do Karuna.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Massagem de som com Taças Tibetanas

A massagem com o som é uma forma de balancear e alinhar o corpo físico e os centros energéticos (chakras) através do envio de energia em vibrações harmoniosas que recuperam a sintonia do corpo.
Baseia-se num conhecimento milenar, com mais de 5000 anos, que é aplicado nas terapias de cura indianas e tibetanas.
As taças de som Tibetanas, tem origem na cultura Xamanica Bon Po (pré-budista) dos Himalaias. A sua utilização vem desde a Era do Bronze e tem sido propagada ao longo dos tempos em regiões tão geograficamente distantes como Indochina e Burma. As características destas taças mantém-se intactas nos nossos dias, sendo, sobretudo, produzidas e desde os tempos mais remotos no Butão, Nepal, Índia e Tibete.
A massagem de som foi desenvolvida por Peter Hess: “Se deixarmos cair uma pedra num lago, surgirão ondas concêntricas que se alastram a toda a superfície aquática. Cada molécula de água é, desta forma, colocada em movimento. Com a massagem de som, algo de semelhante ocorre no nosso corpo, que é constituído em 80% por água. As vibrações transmitem-se ao corpo espalhando-se em ondas concêntricas: uma massagem reconfortante para cada uma das cem biliões de células existentes no corpo – uma massagem celular”.
Todo o corpo responde ao som e este actua directamente no sistema nervoso, estudos científicos provam que o som pode induzir alterações nos sistemas imunológico, nervoso, endócrino, etc. Todo o corpo vibra numa sequência de 8 ciclos por segundo, quando estamos em relaxamento, pondo-nos em ressonância com a vibração e o campo electromagnético do próprio planeta.
Esta massagem é um sistema holístico que produz um estado de relaxamento profundo. Através das vibrações das taças, o corpo fica em total harmonia e liberta-se de qualquer bloqueio energético que possa existir.

Na sua composição são utilizados até 14 metais entrando sempre na composição de cada taça um pedaço de outra.
Estas taças produzem sons cristalinos e harmonizantes, deixando quem os sente e/ou ouve num estado meditativo, pois, induzem o cérebro a produzir ondas Alfa (estado de profundo relaxamento, respiração lenta). O facto de conseguirem fazer vibrar 5 tons em simultâneo, mantendo a vibração durante vários minutos, torna -as num instrumento musical único com efeitos terapêuticos que pode ser usado juntamente com outras terapias como o Reiki, o Karuna, etc.

A massagem de som tem vários benefícios:
  1. Melhorar a capacidade para atingir um estado de relaxamento profundo
  2. Proporcionar uma maior estabilidade mental e emocional;
  3. Desbloqueio energético e sensação de bem-estar imediata
  4. Aumento da criatividade, concentração e capacidade de acção
  5. Reforço do sistema imunológico
  6. Harmonização das células do corpo e libertação de padrões antigos
  7. Aumento da auto-confiança e auto-estima
  8. Controlo de estados de ansiedade, depressivos, stress. insónias e hiperactividade
  9. Equilíbrio do corpo físico, emocional, mental e espiritual
  10. Alívio da dor provocado através do intenso relaxamento

O stress e agitação diários, fazem com que a nossa harmonia se altere, este é mais um dos vários métodos que contrariam essa tendência .